“O processo de atração e desenvolvimento de jovens estudantes é, hoje em dia, um aspecto de fundamental importância para as organizações que querem assegurar a perpetuação de seu sucesso”

Rittner, 1999





Gestão Estratégica Programas de Trainee

O que é Programa de Trainee?

O Programa de Trainee visa captar, desenvolver, estimular e reter indivíduos de alto potencial, em início de carreira profissional, selecionados com o objetivo de prepará-los para assumir posições estratégicas no futuro.

O grande interesse dos jovens neste tipo de programa se dá pela oportunidade de obter experiência, a chance de se desenvolver e crescer profissionalmente. Sendo uma alternativa de preparar indivíduos para superar os desafios que o ambiente organizacional proporciona.
Para as organizações o Programa de Trainee cria uma cultura de desenvolvimento e inovação aliado a uma possibilidade de captação, formação e retenção de talentos.

Por que o Programa de Trainee é importante?

O Programa de Trainee é importante, pois garante à empresa profissionais qualificados, com alto potencial e sem “vícios”, polivalentes e disponíveis para a necessidade de expansão dos negócios, possibilitam a independência do mercado para o preenchimento de seus principais cargos ou para escolha de seus sucessores, garantindo a continuidade da ‘cultura da empresa”.

A participação dos jovens nestes programas pode ser vista como um “oxigênio” para o trabalho, pois eles contagiam os demais profissionais com suas ideias, sendo parte importante na inovação das organizações.

Além do aprendizado técnico, os jovens que participam dos Programas de Trainee têm a possibilidade de interiorizar valores e comportamentos desejados pela organização.

Situações que demandam o Programa de Trainee.

– Necessidade de atrair e reter talentos;
– Necessidade de profissionais qualificados e disponíveis para a expansão da organização;
– Necessidade de renovação dos quadros da empresa, bem como de seu perfil gerencial;
– Garantir a continuidade da cultura organizacional;
– Necessidade de formar e desenvolver lideranças.

Resultados Esperados

Para as Organizações:

– Qualificação do capital humano;
– Atração e retenção de talentos;
– Profissionais alinhados a cultura da empresa;
– Maior competitividade e visibilidade no mercado.

Para os Trainees:

– Inserção no mercado de trabalho;
– Oportunidade de obtenção de experiência profissional;
– Oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional;
– Possibilidade de ascensão profissional.


Veja mais serviços: