“Nem só de dinheiro um empresário mantem um bom profissional em sua empresa. É preciso olhá-lo de uma forma diferente e além.”

Autor desconhecido





Gestão Estratégica Programas de Retenção de Talentos

O que é o Programa de Retenção de Talentos?

A Retenção de Talentos é uma prática da gestão estratégica em que a empresa promove fidelização com seus colaboradores. Através de políticas e práticas a serem desenvolvidas por meio de um programa específico para cada organização, as empresas oferecem meios atrativos aos seus colaboradores de crescimento, incentivo, além de desenvolvimento profissional e pessoal.

Por que o Programa de Retenção de Talentos é importante?

Uma vez que talentos são identificados tanto em um processo de seleção, como no ambiente geral da empresa, é preciso cuidar das expectativas desses colaboradores a fim de que eles se sintam satisfeitos e como partes integrantes das empresas. Encontrar profissionais que estejam alinhados com as organizações e retê-los, assim como os colaboradores mais antigos, tem sido uma missão difícil a ser desempenhada pelas empresas, que competem constantemente com o mercado de trabalho.

Os programas de retenção de talentos visam diminuir o impacto na perda de colaboradores qualificados para outras empresas, principalmente por serem pensados estrategicamente de acordo com a cultura da organização.

Ao ter um olhar de cuidado sobre seus colaboradores com a criação de um programa de retenção de talentos, as empresas buscam a potencialização de um espaço em que os mesmos trabalhem como uma equipe, de fato, e mais motivados. Dessa forma, a resposta que a empresa tem com a implementação deste programa são melhores resultados organizacionais, redução de custos, menor rotatividade, retenção de conhecimento,colaboradores mais qualificadas e, consequentemente, melhores resultados organizacionais.

Situações que demandam a estruturação do Programa de Retenção de Talentos

– Ausência ou ineficiência de planos de carreira;
– Alta rotatividade de profissionais;
– Altos custos com a rotatividade do pessoal;
– Necessidade de fortalecer o vínculo da empresa com seu colaborador;
– Profissionais desmotivados;
– Necessidade de reter talentos;
– A ausência ou ineficiência de planos de carreira.
– Necessidade de qualificação dos profissionais.

Resultados Esperados

– Diminuição do turn over da empresa;
– Menores custos;
– Maior credibilidade e confiança da empresa perante colaboradores;
– Melhor visibilidade da empresa diante do mercado;
– Maior satisfação e motivação dos colaboradores;
– Possibilidade de maiores investimentos no desenvolvimento de colaboradores.


Veja mais serviços: