“Uma organização está continuamente expandindo sua capacidade de criar o futuro.”

Peter Senge



“As melhores organizações do futuro serão aquelas que descobrirão como despertar o empenho e a capacidade de aprender das pessoas em todos os níveis da organização”.

Peter Senge



“Uma estratégia que transforma bens intelectuais da organização, informações registradas e o talento de seus membros – em maior produtividade, novos valores e aumento da competitividade.”

Murray

Gestão do Conhecimento Programas de Gestão do Conhecimento

O que é Programa de Gestão do Conhecimento?

São processos sistemáticos que visam à identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos estratégicos para as organizações. Eles auxiliam na administração do capital intelectual e ativos de conhecimento, permitindo assim que a empresa utilize todo seu potencial de saber.

Estes procedimentos são articulados, intencionais e visam à promoção de um desempenho global da organização, através da criação e disseminação contínua do conhecimento.

Por que o Programa de Gestão do Conhecimento é importante?

O Programa de Gestão do Conhecimento auxilia na organização e sistematização da capacidade da empresa em criar, captar, analisar, transformar, armazenar, disseminar e gerenciar o conhecimento, tanto interno como externo. Transformando o conhecimento tácito em conhecimento acessível, ou seja, explicito a todos os interessados.

O Programa de Gestão do Conhecimento pode ser aplicado no todo da empresa ou em partes, com o propósito de melhorar seus processos internos e tornar-se mais eficiente. Além disso, a transformação do conhecimento tácito em explicito torna possível que a empresa retenha conhecimentos mesmo com a movimentação de funcionários. Programa de Gestão do Conhecimento estimula os colaboradores a produzir conhecimento que é o principal diferencial competitivo das organizações no mercado atual.

Situações que demandam Programa de Gestão do Conhecimento.

– Melhorar o acesso ao conhecimento;
– Documentar o conhecimento, permitindo sua disseminação;
– Aumentar potencial competitivo da empresa;
– Implantação de Programa de Qualidade;
– Necessidade de retenção do conhecimento;
– Aposentadoria e troca de funcionários;
– Fomentar a produção de conhecimento.

Resultados Esperados

– Melhor aproveitamento do conhecimento já existente;
– Produção de conhecimento;
– Agilidade na tomada de decisões;
– Otimização de processos;
– Redução de custos;
– Aumento da receita;
– Sobrevivência sustentável da empresa;
– Maior competitividade no mercado;
– Inovação;
– Identificação e disseminação do conhecimento.


Veja mais serviços: