“Só é excelente a empresa que estende excelência à qualidade de vida dos funcionários.”

Ricardo Luz



"O que não é medido não é gerenciado."

Robert S. Kaplan



Gestão Estratégica Pesquisa de Clima Organizacional (PCO)

O que é Pesquisa de Clima Organizacional?

A pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta para mensurar o Clima Organizacional em um dado período. Entende-se por Clima Organizacional a esfera psicológica que envolve a relação entre a empresa e seus funcionários, tal relação é moldada por um conjunto de propriedades do ambiente de trabalho que podem ser mensuradas pela PCO.

O clima organizacional é percebido direta ou indiretamente por todos aqueles que trabalham na organização, dessa maneira cabe a PCO revelar de que maneira e em que grau os diferentes aspectos do clima organizacional estão interferindo na satisfação dos trabalhadores. A pesquisa de clima pode se utilizar de diferentes metodologias de acordo com as especificidades do cliente:

– aplicação de questionários;
– grupos focais;
– entrevistas.

Por que a PCO é importante?

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta de diagnóstico que fornece uma valiosa base de dados para que a partir dela sejam executados planos de ações (gestão do clima) que irão aumentar a satisfação dos trabalhadores o que certamente irá trazer melhores resultados para a empresa, uma vez que o clima organizacional afeta o desempenho individual e este por sua vez o desempenho das organizações.

A ferramenta pode ser entendida como uma poderosa estratégia de mensuração do clima organizacional que fornece subsídios para a tomada de decisões. Além disso, com a execução dos planos de ação, espera-se que sejam substancialmente reduzidos os problemas apontados pela pesquisa.

Situações que demandam PCO

Recomenda-se que a PCO seja realizada anualmente para monitorar o clima organizacional. Além disso, alguns indicadores nos revelam a necessidade imediata da aplicação de uma PCO, são eles:

– Alta rotatividade de funcionários;
– Absenteísmo;
– Elevados índices de adoecimento;
– Desperdícios;
– Elevados índices de acidentes de trabalho;
– Falta de funcionários comprometidos e indiferentes à empresa;
– Falta de motivação da equipe de trabalho;
– Conhecer quais são os fatores que estão afetando negativamente a empresa;
– Elevados índices de conflitos organizacionais;

Resultados Esperados

Fornecer uma base de dados que retrate de forma detalhada o clima organizacional e construir planos de ação para tornar o clima organizacional mais satisfatório. A amplitude dos planos de ação depende do quanto a empresa está disposta a investir na gestão do clima organizacional, podendo minimizar problemas como desperdícios, absenteísmo, conflitos no trabalho, desmotivação e até mesmo a criação de equipes de alta performance e um ambiente propício para a inovação.

 

 


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