"Há sempre uma solução quando são ouvidos todos os lados da questão."

Alexis de Tocqueville



"As companhias mais admiradas e mais rentáveis compartilham de um denominador comum: pessoas felizes."

Richard Whiteley



Gestão Estratégica Gestão de Carreira

O que é a Gestão da Carreira?

O Plano de Carreira é um instrumento gerencial que visa estabelecer trajetórias de carreira, assegurando que os colaboradores tenham perspectivas de desenvolvimento e de ascensão profissional, conciliando as diferentes expectativas de carreira das pessoas com as necessidades organizacionais.

Por que a Gestão da Carreira é importante?

Uma empresa que tem um plano de carreira bem definido mantém seus colaboradores motivados e alinhados aos objetivos empresariais, uma vez os colaboradores sabem que podem crescer dentro da empresa. Investindo no desenvolvimento dos potenciais profissionais, a organização terá, em troca, comprometimento do indivíduo e maior produtividade. O plano de carreira irá colaborar para a valorização dos profissionais da organização, concebendo-os como seres pensantes e possuidores de talentos, de conhecimentos, de capacidades, de anseios e de necessidades diversas, de tal forma a serem capazes de contribuir, e muito, para que a empresa faça a diferença no mercado.

Situações que demandam Gestão da Carreira.

– Falta de perspectiva profissional dos funcionários;
– Sinalizar para os colaboradores as diversas possibilidades de crescimento profissional;
– Sistematizar as possibilidades de crescimento organizacional.

Resultados Esperados

– Intensificar o relacionamento da empresa para com o colaborador;
– Funcionários atuando de forma mais motivada;
– Facilitar a tomada de decisões, tornando mais eficiente a seleção interna de pessoal;
– Auxiliar o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas e da organização, de forma global;
– Funcionar como alicerce para as demais atividades pertinentes à gestão de pessoas (Recrutamento e Seleção, Avaliação de Desempenho, Treinamento e Desenvolvimento), otimizando custos e prazos desses processos;
– Assegurar o dinamismo e a transparência: para quem está seguindo as exigências de um dado plano de carreira, conhecer os requisitos, expostos de forma transparente, estimula a a realização de ações para se alcançar o crescimento desejado;
– Reter talentos: as pessoas se sentem motivadas a prosseguir na própria organização, gerando uma diminuição da rotatividade de pessoal.


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