Gestão Estratégica Endomarketing

O que é Endomarketing?

“Endo”, do grego “Edón”, significa para dentro e marketing em essência significa atrair e manter clientes. Logo, “endomarketing” quer dizer o marketing voltado para os clientes internos (funcionários). Dessa forma o programa de endomarketing consiste em ações voltadas ao público interno da empresa com o fim de implicar todos os trabalhadores na busca dos resultados organizacionais.

Um pressuposto do endomarketing é se relacionar com o cliente interno da mesma forma que com o cliente externo, sendo assim todos são clientes e fornecedores. Isso faz com que o endomarketing se constitua como uma ferramenta de integração entre os funcionários, produtos-serviços e clientes, uma vez que as ações de endomarketing partem da premissa de que é preciso primeiro satisfazer o cliente interno (colaborador) para que este possa satisfazer e reter os clientes externos.

Enfim, funcionários satisfeitos e comprometidos com a empresa terão um desempenho melhor e centrados nos clientes externos. O programa de endomarketing tem um nível de atuação operacional, tático e estratégico, explicado a seguir:

Operacional: Manter os funcionários informados sobre os acontecimentos da empresa, sobre suas funções e clientes;
Tático: “vender” campanhas de serviços e esforços de marketing aos funcionários via treinamentos;
Estratégico: Criar um ambiente interno propício para o atendimento excelente ao cliente e compartilhamento de informações estratégicas.

Por que o Endomarketing é importante?

O endomarketing é importante, pois estimula o comprometimento dos funcionários para realizar um trabalho, independentemente do cargo que se ocupa, voltado para a satisfação e eretenção de clientes, assim como, obtenção de resultados. O endomarketing também cria um clima propicio para o compartilhamento de informações e inovação.

A implantação do programa de endomarketing faz com que a empresa crie canais formais e informais de comunicação entre os colaboradores, clientes e gestores da empresa. Cria uma cultura de “serviços” no sentido de que todos os funcionários são vistos como prestadores de serviços para a empresa e que o cliente externo é o objetivo final do negocio.

Situações que demandam Endomarketing?

Todas as empresas que queiram gerir a comunicação interna, melhorar o relacionamento com os seus funcionários e clientes. Além disso, alguns indicadores nos revelam a necessidade de um programa de endomarketing:

– Excesso de ruídos de comunicação;
– Pouco feedback entre chefias e funcionários;
– Excesso de reclamações dos clientes;
– Alta rotatividade de funcionários;
– Dificuldade em fidelizar clientes;
– Dificuldade em envolver e realizar processos internos;

Resultados Esperados

– Melhora na comunicação interna;
– Aumento da motivação;
– Maior comprometimento e envolvimento;
– Retenção de funcionários;
– Melhora da relação com os clientes;
– Retenção de clientes.


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