“O futuro das organizações - e nações - dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente.”

Peter Drucker





Gestão Estratégica Empowerment

O que é Empowerment?

Empowerment representa a capacitação, a valorização e a liberação do poder que as pessoas já possuem (na diversidade de conhecimentos e na motivação interna), dentro da organização. Está diretamente relacionado com a responsabilização e com a partilha de conhecimento. Nesse processo, é dado ao colaborador o poder de contribuir para a tomada de decisões estratégicas, objetivando melhorar o desempenho da organização. Dessa forma, busca-se a interação e o envolvimento das pessoas com o trabalho, impulsionando a produção e contribuindo com a inovação e a resolução de problemas organizacionais. O colaborador deixa de ser objeto de mudança para ser o agente da mudança, através da sua participação ativa nas decisões organizacionais.

Por que Empowerment é importante?

O Empowerment fortalece a participação dos colaboradores, proporcionando o exercício da liderança, e libera o poder existente em cada colaborador, tornando-o responsável pelos resultados do seu trabalho e pelos resultados da organização. Fortalece, ainda, a autoestima do colaborador e a responsabilização pela sua própria aprendizagem e inserção no contexto geral da empresa, fomentando a retenção de talentos. Com isso, possibilita a tomada de decisão e, assim, a agilidade e antecipação na resolução de problemas.

Situações que demandam Empowerment.

– Processos de sucessão e transição de poder;
– Centralização no processo decisório;
– Necessidade de formar novos líderes;
– Falta de agilidade na tomada de decisão;
– Falta de motivação dos líderes;
– Falta de responsabilidade e comprometimento com o negócio.

Resultados Esperados

– Maior capacidade de antecipar e diagnosticar problemas organizacionais;
– Maior capacidade de encontrar soluções imediatas;
– Maior valorização do funcionário e de indicadores motivacionais;
– Aumento de indicadores como responsabilidade e comprometimento dos profissionais, alinhados aos valores, às crenças e aos resultados da empresa;
– Equipe com sinergia, resultando em um ambiente de trabalho mais satisfatório;
– Abertura para o espírito de equipe dos profissionais, um fator relevante para empresas competitivas e que entendem que o capital humano faz a diferença;
– Maior velocidade de resposta para clientes;
– Criação de um ambiente proativo, o que facilita atingir metas desafiadoras.


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