"As empresas precisam não ser conformadas, pois é a insatisfação que gera o desejo de progresso e que induz ao esforço de mudança."

Paulo C. Moura



“A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota.”

Sun Tzu



“Quando tudo começa a fazer sentido...”

Anônimo

Gestão Estratégica Diagnóstico Organizacional

O que é Diagnóstico Organizacional?

Levantamento e análise do estágio atual da empresa; diagnosticando potencialidades e dificuldades na gestão das estratégias organizacionais e seu alinhamento com as práticas de gestão de pessoas. O diagnóstico organizacional está baseada nos critérios da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e no Balanced Scorecard. Existem dois modelos de diagnóstico: (1) Diagnóstico Básico, focado na área de gestão de pessoas. Abrange os critérios de Liderança, Estratégias e Planos e Pessoas e os indicadores da perspectiva Aprendizado e Crescimento. (2) Diagnóstico Completo, abrange os sete critérios da qualidade e as quatro perspectivas do BSC.

Por que o Diagnóstico Organizacional é importante?

Orienta o processo de tomada de decisões assertiva, a partir de uma visão ampla da empresa. Possibilita identificar oportunidades de melhoria, estabelecer prioridades, direcionar Planos de Ação e Metas para o alinhamento das práticas de gestão de pessoas com a cultura e a estratégia da empresa. Além disso, a ferramenta possibilita uma visão clara e abrangente da situação atual da empresa em diversas áreas e como elas se relacionam com a gestão de pessoas.

Situações que demandam Diagnóstico Organizacional.

– Construção e disseminação de uma cultura estratégica;
– Estruturação de práticas diferenciadas de gestão que alavanquem resultados através das pessoas;
– Processos de mudança na cultura organizacional que demandam maior engajamento da equipe;
– Desenho ou redesenho de políticas na área de Gestão de Pessoas;
– Retenção de colaboradores com alto potencial e desempenho;
– Implantação de Indicadores de Desempenho;
– Ampla visão da organização e do setor de gestão de pessoas;
– Identificar e mapear problema;
– Clima organizacional insatisfatório;
– Dificuldade no alinhamento das estratégias organizacionais;
– Dificuldade de comunicação;
– Problemas com motivação dos colaboradores.

Resultados Esperados

Um diagnóstico que retrate de forma transparente a realidade atual da gestão de pessoas na organização, e possibilite a construção conjunta de um modelo estratégico de gestão no curto, médio e longo prazos.
Além de oportunidades de aumento de produtividade e melhorias no processo de gestão.

 


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