“As grandes histórias de sucesso foram criadas por pessoas que reconheceram um problema e o transformaram em uma possibilidade.”

Joseph Sugarman



“Transforme as pedras que você tropeça nas pedras de sua escada.”

Sócrates



“Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar seu desempenho.”

Bernardinho

Gestão do Desenvolvimento Coaching

O que é o coaching?

Coaching é um processo que visa elevar a performance e desenvolver o indivíduo (equipe ou organização) com foco nos resultados. O processo é baseado na realização de metas e possui início, meio e fim; promove o aumento do desempenho por meio de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional qualificado (o Coach), em parceria com o Cliente (o Coachee).

É uma ferramenta de desenvolvimento humano, na medida em que auxilia o cliente a gerar novas perspectivas e habilidades, desenvolvendo melhor suas competências, elevando seu nível de satisfação, felicidade e resultados.

Dessa forma, o cliente aperfeiçoa seu desempenho pessoal e profissional, desenvolvendo novas competências, ou eliminando limitações e superando dificuldades encontradas.

O que não é Coaching

Coaching não é terapia, aconselhamento, psicologia, consultoria ou mentoring. O coaching é uma abordagem pragmática focada na realização de um ou mais objetivos específicos. O Coach não dá conselhos ou diz o que deve ou não ser feito, ele ajuda o cliente a descobrir suas próprias soluções.

Por que o coaching é importante?

O Coaching no mundo organizacional é percebido como um processo cada vez mais necessário e essencial, uma vez que acompanha a velocidade do competitivo mundo dos negócios, gerando aumento de produtividade e melhorando os resultados, em um curto espaço de tempo.
Segundo o jornal Folha de SP, os executivos que passam pelo processo de coaching melhoram 90% em produtividade, 80% se mostram mais abertos para mudanças organizacionais e 70% aperfeiçoam o ambiente e seus relacionamentos no trabalho.

A revista Você S/A publicou uma pesquisa em que revela que dos 10 executivos analisados que passaram pelo processo de Coaching, 100% aperfeiçoaram a capacidade de ouvir, 80% melhoraram a flexibilidade, 80% aprenderam a aceitar melhor as mudanças e 70% evoluíram na capacidade de relacionamento.

É um processo significante, pois enfatiza o fortalecimento da identidade e dos valores, possibilitando trazer os sonhos e os objetivos do líder para a realidade. Portanto, através do coaching, novas competências e possibilidades de aprendizagem podem surgir para o profissional.

Situações que demandam coaching

Para a Pessoa:

– Aumento de performance;
– Romper alguns limites pessoais;
– Ampliar suas realizações profissionais;
– Mudar de carreira;
– Conquistar uma qualidade de vida melhor;
– Abrir um novo negócio;
– Obter mais realizações pessoais;
– Ganhar mais dinheiro;
– Mudança ou transformação.

Para a Empresa:

– Melhorar a qualidade do trabalho e do relacionamento entre as pessoas;
– Melhorar a eficiência e eficácia dos profissionais;
– Aumentar as vendas, o faturamento e a qualidade no trabalho;
– Melhorar o desempenho dos seus funcionários;
– Harmonizar os relacionamentos internos, resolver conflitos entre equipes;
– Desenvolver a comunicação entre as pessoas, ampliando a sinergia e confiança;
– Sucessão empresarial;
– Transferência de função;
– Fusão empresarial;
– Complementação de treinamentos;
– Gerar novos comportamentos e atitudes voltados para resultados;
– Ampliar a produtividade dos colaboradores e lideranças;
– Elevar os índices de satisfação no trabalho;
– Desenvolver equipes de alta performance.

Resultados Esperados

Para o profissional:

– Melhoria contínua;
– Capacidade de planejamento pessoal e profissional;
– Definição de visão e propósito de vida;
– Identificação e alinhamento de valores e crenças;
– Autoconhecimento, aumento da autoestima e autoconfiança;
– Capacidade de análise, resolução de problemas e tomada de decisão;
– Administração do tempo e uso qualitativo do tempo;
– Gestão de carreira e negócios;
– Melhoria nos relacionamentos;
– Aumento da prosperidade e independência financeira;
– Maior clareza de seus objetivos;
– Maior capacitação profissional e melhores resultados;
– Alinhamento entre o desempenho e o perfil profissional esperado para a função;
– Maior tomada de consciência sobre suas competências, potencialidades e necessidade de desenvolvimento, incentivando a aprendizagem continua.

Para a empresa:

– Transformará organizações de centros de lucros para centros de pessoas que geram lucros;
– Investimento que produz um alto desempenho nos negócios em curto período de tempo;
– Manutenção de profissionais importantes, evitando a perda de informações confidenciais para a concorrência;
– Maior eficácia no desenvolvimento de competências para obter melhor desempenho dos profissionais e das equipes de trabalho;
– Reconhecimento como empresa de compromisso com o desenvolvimento de seu pessoal;
– Aperfeiçoará de forma significativa o trabalho em equipe.


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