"O mais valioso dos capitais é aquele investido em seres humanos."

Alfred Marshall



"Somos o que fazemos, mas somos principalmente, o que fazemos pra mudar o que somos."

Eduardo Galeano



"Há os que se queixam do vento. Os que esperam que ele mude. E os que procuram ajustar as velas."

William G. Ward

Gestão do Desenvolvimento Avaliação de Perfil e Potencial (Assessment)

O que é o Assessment?

A Avaliação de Perfil e Potencial ou Assessment é um processo que possibilita identificar e avaliar com eficiência e de forma sistematizada as competências e o potencial de cada pessoa, através de técnicas e de avaliações conduzidas por profissionais especializados. Através do Assessment, é possível conhecer e identificar as principais características da estrutura da personalidade e o potencial das pessoas, de forma a gerenciá-los e a propor mudanças, visando gerar melhores resultados. O Assessment possibilita a identificação de comportamentos e de competências disponíveis, criando a possibilidade de utilizar esse capital humano frente aos desafios presentes e futuros da organização.

O Assessment é um processo estruturado e controlado que visa identificar as competências que o profissional possui, como também as oportunidades de melhoria, ou seja, as competências que tem a desenvolver. Ele é um processo que promove o autoconhecimento, o desenvolvimento e a gestão do conhecimento. É utilizado, ainda, para gerenciar o capital humano nas empresas ou para orientar a elaboração de planos de carreira e programas de desenvolvimento.

Por que o Assessment é importante?

O Assessment potencializa o gerenciamento do capital humano das empresas, pois ele possibilita que se vincule e se integre as competências comportamentais e técnicas do profissional, promovendo o seu desenvolvimento em consonância com as necessidades e objetivos da empresa. Proporciona, também, uma visão global do colaborador e do seu potencial, o qual, ao ser analisado no contexto organizacional, permite visualizar o quanto o profissional está preparado para seu cargo atual ou futuro ou se é necessário desenvolver alguma nova competência. Cada profissional é avaliado pelo seu potencial, pelo entendimento das suas forças e fraquezas. Nesse sentido, proporciona-se um sistema de gestão igualitário e coerente.

Para as empresas, o Assessment possibilita que elas consigam, de forma rápida e eficiente, alinhar pessoas, processos e estruturas às demandas de resultados estabelecidas para a empresa. Ele produz uma melhora na produtividade, na medida em que possibilita que o profissional otimize as suas capacidades e direcione o seu desenvolvimento. Gera, dessa forma, maior motivação e fidelização do colaborador.

Por fim, o Assessment possibilita a manutenção e o desenvolvimento de um banco de talentos para a empresa.

Situações que demandam Assessment.

O Assessment tem sido utilizado, normalmente, em empresas de médio e grande porte, sendo voltado para profissionais de nível executivo, estratégico, chefias, lideranças ou técnicos especializados. Ele é utilizado em processos de:

– Seleção, Promoção, Mapeamento e Retenção de Talentos;
– Diagnóstico (identificando necessidades de Treinamento e Desenvolvimento);
– Desenvolvimento (promovendo desenvolvimento através do autoconhecimento e simulações);
– Planejamento de Carreira;
– Sucessões de cargo;
– Coaching.

Resultados Esperados

Para a Organização:

– Maior conhecimento da equipe – podendo identificar as potencialidades e fraquezas de cada colaborador;
– Aumento na produtividade;
– Assertividade e agilidade na tomada de decisão no que diz respeito à movimentação de pessoas;
– Aumento na motivação e satisfação da equipe;
– Retenção de talentos;
– Otimização dos recursos para T&D.

Para o Profissional:

– Maior produtividade;
– Maior satisfação;
– Otimização das suas potencialidades;
– Autoconhecimento e autodesenvolvimento.


Veja mais serviços: