“O que não é medido não é gerenciado.”

Kaplan & Norton



"A performance de hoje é um produto do aprendizado do passado. A performance de amanhã é um produto do aprendizado de hoje."

Bob Guns

Gestão do Desenvolvimento Avaliação de Desempenho por Competências

O que é a avaliação de desempenho por competências?

A avaliação de desempenho é definida como uma análise sistemática do desempenho de cada profissional da empresa, em função das tarefas que desempenha, das metas que possui, das atitudes que são esperadas e dos resultados a serem alcançados, além do seu potencial de desenvolvimento.
Para tanto, a avaliação de desempenho por competências mensura o desempenho do profissional, relacionando-o com as competências ideais para o desempenho de sua função e para o cumprimento dos objetivos organizacionais. Entende-se por competência o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que o profissional deve possuir, de acordo com a atividade.

É um processo que mensura principalmente qual é a contribuição de cada colaborador para a organização, assim como a qualidade da execução das responsabilidades, destacando os pontos fortes e fracos e o potencial de cada colaborador. Esses dados são relacionados com os objetivos e metas organizacionais, possibilitando que seja construído, junto com a pessoa avaliada, um plano de desenvolvimento.

O processo auxilia, também a identificar os talentos da organização e a otimizar o seu potencial, bem como possibilita a identificação de problemas de gerência e supervisão, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo, de localização de possíveis deficiências de treinamento e desenvolvimento de profissionais. Consequentemente a isso, procura-se implantar estratégias de mudança individuais e empresariais por meio de programas promovam o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.

Na avaliação de desempenho por competências, o colaborador tem um papel ativo na sua avaliação e no seu desenvolvimento, uma vez que participa da avaliação, ajudando a definir seus pontos fortes e fracos, bem como seu potencial. Em virtude disso, adquire maior compromisso com o seu desenvolvimento, pois participa do processo de definição de suas próprias metas e objetivos. O papel do gestor é de auxiliar o colaborador a relacionar o seu desempenho, o seu potencial e objetivos às necessidades e à realidade da empresa, traçando com ele um plano de desenvolvimento.

Por que a avaliação de desempenho por competências é importante?

A avaliação de desempenho por competências é importante, pois é uma ferramenta que aumenta o estímulo e a motivação para trabalhar. A avaliação de desempenho por competências possibilita à empresa ter conhecimento de como seus profissionais desempenham as atividades, além de obter maior noção de suas potencialidades.

A metodologia adotada proporciona objetividade, clareza e transparência no processo, dando credibilidade ao mesmo, na medida em que minimiza as percepções subjetivas.
Ainda, essa é uma importante ferramenta da gestão de desenvolvimento, ao passo que proporciona um olhar sistemático, a fim permitir estabelecer práticas salariais, promoções e transferências, comunicando aos colaboradores sobre seu desempenho nas atividades do trabalho, abrindo margem para se poder sugerir mudanças necessárias, tanto no âmbito do comportamento e das atitudes, quanto nas habilidades ou nos conhecimentos.

O gerenciamento baseado em competências permite identificar as competências essenciais, as habilidades e conhecimentos determinantes da eficácia profissional, além das lacunas na qualificação do funcionário para tarefas específicas, fornecendo recursos para aperfeiçoar suas capacidades. O resultado de tal abordagem é um quadro de funcionários mais talentosos e mais produtivos na medida em que estão alinhados com os objetivos organizacionais, o que representa uma mudança cultural em direção a um maior senso de responsabilidade e autogestão. É também uma maneira simples de melhorar o desempenho.

As principais razões pelas quais as organizações estão preocupadas em avaliar o desempenho de seus colaboradores são:

– Proporcionar uma avaliação sistemática para fundamentar aumentos salariais, promoções, transferências e demissões;
– Comunicar aos colaboradores como estão se saindo no trabalho e sugerindo quais as mudanças necessárias, tanto no comportamento e atitudes, quanto nas habilidades ou conhecimentos;
– São utilizadas pelas lideranças como base para fornecer feedback aos seus colaboradores a respeito do seu desempenho.
Por isso, constitui-se em uma ferramenta não apenas relevante, mas diferencial nas empresas.

Situações que demandam avaliação de desempenho por competências.

– Implantação de um modelo de gestão por competências;
– Avaliar o desempenho dos colaboradores;
– Ter clareza de quais são as dificuldades da equipe, permitindo mais assertividade nos treinamentos;
– Valorizar e motivar a equipe de acordo com o seu desempenho;
– Ter um sistema de reconhecimento e de valorização justo e coerente;
– Oferecer fundamentos para um sistema de remuneração variável;
– Conhecer as dificuldades e potencialidades de cada colaborador;
– Elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual e Organizacional;
– Aumentar a produtividade.

Resultados Esperados

– Buscar um quadro de profissionais mais talentosos e mais produtivos, o que representa uma mudança cultural em direção a um maior senso de responsabilidade e de autogestão por parte dos profissionais;
– Melhorar o desempenho, como um processo facilitador do autoconhecimento, autocrítica e melhoria contínua dos funcionários;
– Auxiliar em outros processos da empresa, tais como: planejamento de carreira, recrutamento interno, recolocações e demanda para treinamento;
– Ter um instrumento que fundamente um programa de remuneração variável;
– Aumentar a motivação dos profissionais;
– Ter um maior conhecimento dos colaboradores.

 


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