Serviços

Programas de Remuneração Variável

A Remuneração Variável é uma importante ferramenta para comprometer os colaboradores na busca dos resultados organizacionais e superação permanente, gerando benefícios significativos para o colaborador, que recebe por aquilo que produz, e para a organização, na medida em que promove o aumento de produtividade e rentabilidade.

A Intelectus desenvolve o Programa de Remuneração Variável alinhado aos objetivos organizacionais; ele é uma forma de vincular o desempenho e a recompensa para incentivar o colaborador e a equipe a buscarem a melhoria contínua, superação, partilhar resultados e transformar custo fixo em custo variável.

O que é a Remuneração Variável?

Conjunto de diferentes formas de recompensas oferecidas aos empregados, complementando a remuneração fixa e atrelando fatores como atitudes, desempenho, metas, resultados e outros, fortalecendo o valor percebido em relação à remuneração total. É uma forma de vincular o desempenho e a recompensa para incentivar o indivíduo e a equipe a buscarem a melhoria contínua; partilhar os bons e maus resultados da empresa e transformar custo fixo em custo variável. Em um Programa de Remuneração Estratégica, a remuneração variável deve estar alinhada aos objetivos organizacionais.


Por que a Remuneração Variável é importante?

Ela é uma importante ferramenta para comprometer os colaboradores na busca dos resultados organizacionais e superação permanente, gerando benefícios significativos para o colaborador, que recebe por aquilo que produz e para a organização, na medida em que promove o aumento de produtividade e rentabilidade.

A remuneração variável estimula um maior vínculo entre a empresa e seus colaboradores, estimulando a convergência dos esforços para objetivos comuns, orientação para a estratégia da organização, melhoria do desempenho e a motivação dos indivíduos e contribuindo para o atingimento de resultados mais consistentes para a empresa.

Ela é estruturada de forma a incentivar a superação dos colaboradores, valorizar e remunerar de acordo com os resultados e gerar lucratividade de forma sustentável para a organização.


Situações que demandam Remuneração Variável

  • Agressividade do mercado em virtude da escassez de talentos;
  • Necessidade de reter talentos;
  • Visão de futuro;
  • Divergências na forma de enxergar o negócio da empresa;
  • Alinhar a parte estratégica e operacional da empresa;
  • Necessidade de motivar os colaboradores;
  • Alavancar os resultados;
  • Necessidade de remunerar de acordo com a produtividade;
  • Necessidade de alinhar a remuneração aos objetivos organizacionais.

Como funciona a Remuneração Variável?

- Diagnóstico da empresa: Levantar informações inerentes à posição da organização, sistema de remuneração adotado e o funcionamento do mesmo, pontos fortes e fracos do sistema utilizado, compatibilidade entre o sistema utilizado e a estratégia, estilo gerencial, estrutura da empresa, facilidades e dificuldades para realização da estratégia da organização e processos de mudanças organizacionais. Análise de mercado externo é importante conhecer os salários que o mercado está praticando, especialmente para empresas do mesmo ramo e cargos iguais ou similares. Análise da situação competitiva do mercado, identificando o posicionamento da empresa.

- Direcionamento da empresa: Saber aonde a empresa deseja chegar, quais as diretrizes estratégicas e objetivos da mesma, fatores críticos de sucesso, características do estilo gerencial utilizado e posição de todos os envolvidos frente à evolução da estrutura organizacional. Conhecer a política gerencial e salarial da empresa.

- Definição do modelo conceitual de remuneração: Valorização das competências ligadas às diversas funções, benefícios já implantados, modelo de comunicação interna, custos organizacionais, analisar posicionamento de mercado desejado, alinhamento com objetivos organizacionais e resultados esperados, planificar os objetivos organizacionais.  

- Construção de um sistema de remuneração: construir um sistema de remuneração alinhado à estratégia, ao estilo gerencial e a estrutura da empresa, bem como, dar coerência entre o sistema de remuneração e os demais sistemas de apoio. Mapear indicadores de resultado, simulação com relação ao passado e cenários futuros.

- Implantação do sistema de remuneração estratégica: planejamento, preparação dos líderes, treinamento de facilitadores, comunicação, sensibilização e implantação do sistema de remuneração.

- Garantia da evolução contínua do sistema: conscientização da necessidade de trabalho constante para evolução do sistema de remuneração variável.


Fluxograma do Processo

  • Diagnóstico da empresa;
  • Direcionamento da empresa;
  • Definição do modelo conceitual de remuneração;
  • Construção de um sistema de remuneração;
  • Implantação do sistema de remuneração estratégica;
  • Garantia da evolução contínua do sistema.