Serviços

Pesquisa de Clima Organizacional (PCO)

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta para mensurar o Clima Organizacional em um dado período. Entende-se por Clima Organizacional a esfera psicológica que envolve a relação entre a empresa e seus colaboradores, tal relação é moldada por um conjunto de propriedades do ambiente de trabalho que podem ser mensuradas pela PCO.

A PCO fornece uma base de dados que retrata de forma detalhada o clima organizacional e traça planos de ação para tornar o clima organizacional mais satisfatório. Podendo minimizar problemas como desperdícios, absenteísmo, conflitos no trabalho, desmotivação e até mesmo a criação de equipes de alta performance e um ambiente propicio para a inovação.

A Intelectus estrutura a PCO alinhada às especificidades da sua organização, de forma personalizada, pois entende que todas as organizações são diferentes e exigem um processo adequado a sua realidade.

O que é Pesquisa de Clima Organizacional?

A pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta para mensurar o Clima Organizacional em um dado período. Entende-se por Clima Organizacional a esfera psicológica que envolve a relação entre a empresa e seus funcionários, tal relação é moldada por um conjunto de propriedades do ambiente de trabalho que podem ser mensuradas pela PCO.

O clima organizacional é percebido direta ou indiretamente por todos aqueles que trabalham na organização, dessa maneira cabe a PCO revelar de que maneira e em que grau os diferentes aspectos do clima organizacional estão interferindo na satisfação dos trabalhadores. A pesquisa de clima pode se utilizar de diferentes metodologias de acordo com as especificidades do cliente:

  • aplicação de questionários;
  • grupos focais;
  • entrevistas.

Por que a PCO é importante?

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta de diagnóstico que fornece uma valiosa base de dados para que a partir dela sejam executados planos de ações (gestão do clima) que irão aumentar a satisfação dos trabalhadores o que certamente irá trazer melhores resultados para a empresa, uma vez que o clima organizacional afeta o desempenho individual e este por sua vez o desempenho das organizações.

A ferramenta pode ser entendida como uma poderosa estratégia de mensuração do clima organizacional que fornece subsídios para a tomada de decisões. Além disso, com a execução dos planos de ação, espera-se que sejam substancialmente reduzidos os problemas apontados pela pesquisa.


Situações que demandam PCO

Recomenda-se que a PCO seja realizada anualmente para monitorar o clima organizacional. Além disso, alguns indicadores nos revelam a necessidade imediata da aplicação de uma PCO, são eles:

  • Alta rotatividade de funcionários;
  • Absenteísmo;
  • Elevados índices de adoecimento;
  • Desperdícios;
  • Elevados índices de acidentes de trabalho;
  • Falta de funcionários comprometidos e indiferentes à empresa;
  • Falta de motivação da equipe de trabalho;
  • Conhecer quais são os fatores que estão afetando negativamente a empresa;
  • Elevados índices de conflitos organizacionais;

Como funciona a PCO?

Sensibilização: Primeiramente é feita a sensibilização dos colaboradores para a aplicação da pesquisa, tendo em vista a importância do engajamento dos colaboradores com a aplicação do instrumento.

Planejamento: São realizados encontros com os gestores objetivando verificar quais serão os assuntos (variáveis organizacionais) abordados na pesquisa (e.x motivação, horário de trabalho, liderança, comunicação, entre outros); bem como a escolha do método de pesquisa.

Elaboração da pesquisa: A partir da escolha das variáveis, os consultores Intelectus formulam o instrumento de pesquisa, que passa pela aprovação do cliente.

Aplicação da pesquisa: Após a aprovação do instrumento, a pesquisa é aplicada com os funcionários da organização e os dados são compilados.

Entrega do relatório: Após compilação e análise dos dados é entregue para o cliente o relatório da PCO, que constará minimamente dos seguintes itens: revisão da literatura, metodologia, instrumento utilizado, apresentação gráfica das respostas, análise dos resultados e planos de ação.

Apresentação e discussão dos resultados: Para o cliente são apresentados os dados da PCO, bem como são discutidos os planos de ação propostos pela consultoria, a fim de alinhar as ações planejadas com a estratégia da empresa.

Divulgação dos resultados para os funcionários: Apresentação de alguns resultados da PCO aos funcionários, bem como os planos de ações. Essa fase é importante para que o funcionário perceba que o seu ponto de vista sobre os assuntos abordados foi analisado pelos consultores, bem como o engajamento da força de trabalho na execução dos planos de ações.

Planejamento estratégico dos planos de ação: A execução dos planos de ação demarca o fim da PCO e o início do processo de gestão do clima organizacional, os planos de ações são sugeridos e discutidos com os gestores. A execução de tais planos pode ser feita pelo próprio cliente ou pela contratação de consultoria para a realização de projetos específicos.


Resultados Esperados

Fornecer uma base de dados que retrate de forma detalhada o clima organizacional e construir planos de ação para tornar o clima organizacional mais satisfatório. A amplitude dos planos de ação depende do quanto a empresa está disposta a investir na gestão do clima organizacional, podendo minimizar problemas como desperdícios, absenteísmo, conflitos no trabalho, desmotivação e até mesmo a criação de equipes de alta performance e um ambiente propício para a inovação.


Fluxograma do Processo

  • Contato e conhecimento da empresa;
  • Sensibilização dos funcionários para aplicação da PCO;
  • Escolha das variáveis organizacionais;
  • Elaboração da pesquisa;
  • Aplicação da pesquisa;
  • Compilação dos dados;
  • Análise dos dados;
  • Elaboração e entrega do relatório;
  • Apresentação e discussão dos resultados como o cliente;
  • Divulgação dos resultados para os funcionários;
  • Planejamento do plano de ação.