IMPULSIONE SUA CARREIRA!

Você quer ter sucesso nos processos de seleção? Participe do Impulse Careers, o treinamento preparatório para os processos de seleção das grandes empresas.

Um programa feito para desenvolver talentos e impulsionar carreiras.

A Intelectus desenvolveu o Impulse para empoderar talentos, planejar carreiras e construir futuros. Jovens talentos que almejam vagas de estágio ou trainees em grandes empresas poderão percorrer uma trilha de desenvolvimento.

INSCRIÇÕES - EM BREVE

Impulse

Inúmeros jovens talentos sonham em ingressar nos programas de estágio e/ou trainee de grandes empresas e, com isso, sabemos que as melhores empresas são feitas pelos melhores profissionais. A Intelectus acredita que são as pessoas que produzem os resultados através da excelência do seu trabalho, por isso buscamos os melhores profissionais nas nossas seleções. Possuímos sólida experiência e excelentes resultados em Recrutamento e Seleção, pois temos um processo muito criterioso e é assim que construímos resultados sólidos com nossos clientes e montamos os melhores times. Estamos localizados em Santa Maria/RS, uma das cidades que mais exporta talentos, sendo referência por suas instituições de Ensino Superior.

A Intelectus desenvolveu um circuito visando empoderar talentos, planejar carreiras e construir futuros. Jovens talentos que almejam vagas de estágios ou trainees em grandes empresas ou que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho terão a oportunidade de percorrer uma trilha de desenvolvimento de um ano. Ao longo deste percurso, realizarão diversas atividades para pensar todos os elementos necessários para construir uma carreira de sucesso – os módulos contam com diferentes atividades, de forma a integrar mente, corpo e emoções.

Os jovens talentos poderão fazer diversos módulos e cada pessoa irá escolher os módulos que deseja fazer de acordo com as suas necessidades. Participar de todos os módulos significa percorrer toda a trilha de desenvolvimento como um circuito: em cada atividade, os participantes serão avaliados e receberão feedbacks. Nosso objetivo é oportunizar um grande caminho de desenvolvimento! Assim, a trilha foi desenvolvida de forma a oportunizar autoconhecimento aos participantes, além do conhecimento de oportunidades no mercado e do planejamento para o futuro.

Muitos jovens sonham em trabalhar em grandes empresas, porém não sabem como se preparar para os processos de seleção. Profissionais com experiência que buscam recolocação no mercado de trabalho muitas vezes não estão atualizados a respeito das novas exigências do mercado.

Portanto, o Módulo I do Impulse Careers visa promover a reflexão dos participantes acerca do perfil profissional exigido pelo mercado de trabalho atual, apresentando uma base teórica sobre como funcionam os processos de recrutamento e seleção por competências e sanando dúvidas relacionadas ao tema. Para isso, um consultor da Intelectus realizará uma palestra em que abordará os seguintes tópicos:

   ● O que as empresas buscam nos candidatos (requisitos, formação, experiências profissionais, competências);

   ● Etapas de um processo seletivo:

          ● análise de currículos;

          ● dinâmicas;

          ● testes psicológicos;

          ● provas técnicas;

          ● testes de raciocínio lógico;

          ● testes de idiomas;

          ● entrevistas;

   ● Cuidados a serem tomados durante um processo de seleção;

   ● Situação do atual mercado de trabalho e tendências futuras;

   ● Outros assuntos pertinentes ao tema.

Estima-se uma palestra de aproximadamente uma hora, sendo aberto o espaço para questionamentos. Ao final desse módulo espera-se que os participantes tenham uma melhor compreensão sobre como funcionam os processos seletivos, saibam quais as exigências do mercado de trabalho atual e que se sintam mais preparados para as próximas seleções que participarem, aplicando aquilo que aprenderam neste módulo.

Impulse Careers


Benefícios para os Jovens Talentos:

  • Planejamento da sua carreira;
  • Vivência de diversos módulos de intenso desenvolvimento;
  • Acesso a feedbacks;
  • Possibilidade de autoconhecimento;
  • Possibilidade de desenvolvimento pessoal;
  • Conhecimento do mercado.

Como se preparar para conquistar a vaga dos seus sonhos?

O Impulse Careers foi desenvolvido para aqueles jovens talentos que sonham em ingressar nos programas de estágio e/ou trainees das grandes empresas ou para os profissionais que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho. Uma trilha com módulos de desenvolvimento que farão pulsar no pensamento e na vida dos participantes todos os elementos que precisam ser considerados ao buscar as melhores oportunidades que o mercado oferece aos alunos que estão em final de graduação ou recém-formados.


Como ter sucesso nos processos seletivos.

Nos processos seletivos, não existem respostas certas ou erradas, você será avaliado pelo que você é. Para conquistar as melhores oportunidades que o mercado oferece, é preciso estar preparado! 

  • Busque uma boa formação;
  • Conheça o seu perfil;
  • Estabeleça os seus objetivos;
  • Desenvolva as suas competências;
  • Busque experiências complementares;
  • Apresente um boa performance.

A trilha foi desenvolvida de forma a oportunizar:

  • Autoconhecimento;
  • Desenvolvimento de competências;
  • Conhecimento do mercado;
  • Planejamento do futuro;
  • Diversão;
  • Aprendizado;
  • Integração.

As melhores empresas são feitas pelos melhores profissionais.

Por isso, ao participar do Impulse Careers o perfil e o desempenho dos participantes serão avaliados. No final, cada participante terá o seu mapa de competências, saberá as suas forças e o que ainda precisa desenvolver para ter mais sucesso.


Não existem respostas prontas.

Você não vai encontrar nenhuma receita de bolo ou resposta pronta para passar em um processo de seletivo no Impulse Careers, porque elas simplesmente não existem.Vamos oferecer aos participantes tudo que eles precisam saber para utilizar o seu potencial e ter sucesso nas seleções.


Busque o seu desenvolvimento e melhore a cada passo.

Conseguir mostrar o seu melhor e entregar resultados é o caminho do sucesso nas seleções. Por isso, no Impulse Careers terão módulos que irão lhe ajudar a:

  • Trabalhar em equipe;
  • Melhorar a comunicação;
  • Melhorar a sua desenvoltura;
  • Enfrentar limites e medos;
  • Desenvolver competências;
  • Conhecer o seu perfil;
  • Avaliar o seu desempenho;

Modulos

(I) Palestras: Como se preparar para os processos seletivos?

Serão realizadas algumas palestras nas instituições de ensino superior de Santa Maria - RS, dando dicas de como os jovens podem se preparar para as seleções de treinee em grandes empresas.

    Muitos jovens sonham em trabalhar em grandes empresas, porém não sabem como se preparar para os processos de seleção.
    Profissionais com experiência que buscam recolocação no mercado de trabalho muitas vezes não estão atualizados a respeito das novas exigências do mercado.
    Portanto o Módulo I do Impulse Careers visa promover a reflexão dos participantes acerca do perfil profissional exigido pelo mercado de trabalho atual, apresentando uma base teórica sobre como funcionam os processos de recrutamento e seleção por competências, sanando dúvidas relacionadas ao tema.
    Para isso, um consultor da Intelectus realizará uma palestra em que abordará os seguintes tópicos:

    • o que as empresas buscam nos candidatos (requisitos, formação, experiências profissionais, competências);
    • etapas de uma processo seletivo (análise de currículos, dinâmicas, testes psicológicos, provas técnicas, testes de raciocínio lógico, testes de idiomas, entrevistas);
    • cuidados a serem tomados durante um processo de seleção;
    • situação do atual mercado de trabalho e tendências futuras;
    • entre outros assuntos pertinentes ao tema.
    • Estima-se uma palestra de aproximadamente uma hora, sendo aberto o espaço para questionamentos. Ao final desse módulo espera-se que os participantes tenham uma melhor compreensão sobre como funcionam os processos seletivos, quais as exigências do mercado de trabalho atual e que se sintam mais preparados para as próximas seleções que participarem, aplicando aquilo que aprenderam neste módulo.

(II) Simulação de processo seletivo em grupo com feedback de desempenho

No Módulo II um consultor da Intelectus realizará dinâmicas, tais quais as realizadas em processos seletivos reais (apresentação individual, atividades em grupo, testes psicológicos, etc.). As atividades a serem realizadas serão escolhidas de forma que possibilitem que os participantes exponham o seu perfil e mostrem suas competências.

Através da pesquisa de processos seletivos de grandes empresas, constatou-se que a maioria compreende: apresentação pessoal, resolução de caso de estudo e dinâmicas em grupo. Portanto, essas serão as atividades que irão consistir este módulo.

A participação da pessoa em cada uma das dinâmicas será analisada, sendo que no final dessa etapa o participante receberá um feedback sobre os seus pontos fortes e onde o seu desempenho foi abaixo do esperado. Dessa forma, permitirá que o candidato eleve o autoconhecimento, conhecendo seus pontos fortes e pontos que precisa desenvolver.
Esse módulo visa preparar os participantes, de forma prática, para os processos de seleção por competências. Espera-se que os participantes conheçam na prática como funcionam os processos seletivos atualmente e, assim, sintam-se mais seguros para participar desses. Além disso, ele terá uma base sobre o que precisa desenvolver para ser um profissional melhor.

(III) Simulação de dinâmicas de grupos com testagem psicológica, avaliação de idioma e feedback de desempenho

O módulo III funcionará de forma semelhante ao módulo II, de forma que o consultor da Intelectus realizará dinâmicas de seleção por competências. Porém, nesse módulo, as turmas serão divididas a partir de pessoas que possuam perfis semelhantes. Com isso, busca-se elevar a autoconsciência dos participantes do Impulse a respeito do próprio perfil, à medida que eles poderão observar e trabalhar com outras pessoas com características semelhantes as suas. Neste módulo também serão realizados alguns testes psicológicos que irão auxiliar o participante à elevar a sua autoconsciência e uma avaliação de idioma para observar esse aspecto nos participantes e possibilitar que estes possam se aperfeiçoar ainda mais diante dessa exigência do mercado.
Pessoas que não trabalham bem em equipe, por exemplo, precisarão trabalhar em conjunto para atingir a meta de uma atividade. Ou unir várias pessoas que possuam uma ótima comunicação e desenvoltura fará com que elas trabalhem mais para se diferenciar das demais.
A partir disso, almeja-se que os indivíduos possuam uma clareza ainda maior sobre as potencialidades e fraquezas de seus perfis. Também que busquem formas de desenvolver suas competências.

(IV) Entrevista individual com feedback e relatório de perfil

Após a participação nos três módulos anteriores, o participante poderá realizar uma entrevista individual com um dos consultores da Intelectus, tal qual uma entrevista de um processo seletivo. O consultor irá questionar a respeito da história de vida e experiências profissionais da pessoa, a fim de conhecê-la melhor e poder construir o perfil de maneira mais completa.
Depois da entrevista, o candidato receberá feedback completo a respeito do seu perfil (pontos fortes, pontos a serem desenvolvidos). O participante também poderá tirar dúvidas mais pontuais acerca de seu perfil, sobre como pode desenvolver seus pontos, entre outras dicas.
O módulo IV tem como propósito fornecer ao participante um relatório completo do seu perfil para auxilia-lo a planejar e construir aquilo que precisa para desenvolver sua carreira profissional. A pessoa estará se preparando, também, para a etapa de entrevista dos processos de seleção.

(V) Grupo Focal sobre carreiras

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre qual carreira seguir, pois muitas vezes não sabem as profissões como funcionam na prática. Ou ainda, apesar de já terem escolhido uma profissão, não sabem como se preparar para conquistar a carreira com que sonham, já que cada área de atuação exige um perfil específico.

Portanto, no módulo V serão realizados grupos focais conforme as áreas de interesse dos participantes (pesquisa, academia, empreendedorismo, setor público, processos de trainee, entre outras). O intuito desse módulo é o compartilhamento de experiências e dicas sobre as diferentes possibilidades de carreira.

Pessoas que já participaram de grandes processos de seleção de estágio e/ou trainee poderão partilhar com o grupo sobre as etapas do processo, o que os avaliadores observam, etc. Os empreendedores da turma irão expor como é o processo de abrir e gerir o próprio negócio e quais são as competências necessárias para atuar como empreendedor.

Essa troca de experiências será realizada entre os próprios participantes do Impulse com a mediação de um consultor da Intelectus. Se possível, a Intelectus irá trazer profissionais desses campos para compartilharem suas experiências, qual o tipo de perfil profissional para trabalhar na área, principais desafios e benefícios e que caminhos trilharam para chegar onde estão.

Dessa maneira, os participantes terão uma visão mais clara sobre diferentes campos de atuação, se está de acordo com aquilo que eles buscam e esperam da profissão e se possuem as competências e características necessárias.
Logo, eles poderão planejar a carreira e buscar qualificações de forma mais focada.

(VI) Desenvolvimento de Competências

Agora que os participantes já sabem como se preparar para os processos seletivos, já conhecem o seu perfil e sabem quais as competências necessárias para construir a carreira com que sonham, é preciso desenvolver essas competências!
O módulo VI consiste na realização de atividades e dinâmicas da metodologia de coaching que visam desenvolver um grupo específico de competências relacionadas. Dessa forma, os participantes poderão trabalhar e desenvolver competências pontuais que são exigidas pelo mercado de trabalho, de acordo a necessidade de cada um.

  • Grupo de Competências I: Liderança, Tomada de Decisão, Proatividade;
  • Grupo de Competências II: Trabalho em Equipe, Resiliência, Cooperação;
  • Grupo de Competências III: Comunicação, Desenvoltura, Segurança pessoal;
  • Grupo de Competências IV: Autoconfiança, Determinação, Enfrentamento de Limites e Medos;
  • Grupo de Competências V: Foco no Resultado; Foco no Cliente; Objetividade;
  • Grupo de Competências VI: Planejamento, Visão Sistêmica, Visão Estratégica;
  • Grupo de Competências VII: Criatividade, Capacidade de Inovação, Empreendedorismo.

No final deste módulo, será possível a realização de um relatório comparativo da evolução da participação individual desde o segundo módulo e até o desempenho atual, quais competências a pessoa conseguiu desenvolver e quais ainda precisam ser trabalhadas.

(VII) Coaching de Carreira

No módulo VII, o participante poderá realizar até dez sessões de coaching de carreira com um coach para planejar e direcionar sua carreira de maneira mais focada. O coaching visa auxiliar o indivíduo a atingir suas metas em relação à carreira, tornando-o responsável pelo seu autodesenvolvimento e pela construção de sua trajetória profissional.

O coaching de carreira já é ofertado pela Intelectus. Os inscritos no Impulse pagarão um preço diferenciado pelo serviço.
A partir dos estudos Marques (2012), apresentados por Costa (2015) são oito etapas que devem ser trabalhadas no processo de coaching para que o cliente atinja as metas de carreira. Os passos são os seguintes:

  • O coach questiona sobre as diretrizes profissionais do coache, quais são seus objetivos;
  • Em conjunto entre os dois, são estipulados objetivos realistas. É realizada uma análise do quadro em que o coache se encontra;
  • O coach elabora um mapa da rede de relacionamentos do coachee e estabelece como esses contatos irão ajuda-lo a conquistar a colocação almejada;
  • As expectativas de valor do coachee são discutidas, ou seja, quais valores guiam a vida dele, o que o motiva para um novo trabalho ou posição;
  • Um plano de ação é estabelecido, com foco na concretização dos objetivos;
  • Análise da competitividade a fim de verificar se o coachee está preparado quando comparado à concorrência;
  • Determinar ações e desenvolver as competências que não possui necessárias para alcançar a colocação que aspira;
  • Análise do que foi realizado nas etapas anteriores e o que ainda precisa ser trabalhado para atingir os objetivos traçados.
  • Ao final de cada de cada etapa, o coach pode aplicar tarefas que aprimorem o processo de aprendizagem, conforme enxergar a necessidade do coachee. A expectativa ao final do módulo VII é que o cliente consiga pensar e desenvolver as questões necessárias para atingir suas metas em relação à carreira e, assim, ter mais sucesso na trajetória profissional.
(VIII) Impulse Careers 2020

Para conquistar as melhores oportunidades que o mercado oferece, é preciso estar preparado!
Como se preparar para conquistar a vaga dos seus sonhos?
Um circuito de oficinas que vão fazer pulsar no pensamento e na vida dos participantes todos os elementos que precisam ser considerados ao buscar as melhores oportunidades que o mercado de trabalho oferece a jovens talentos.

INSCRIÇÕES

em breve...