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Gestão de Carreira

O Plano de Carreira é um instrumento gerencial que visa estabelecer trajetórias de carreira, assegurando que os colaboradores tenham perspectivas de desenvolvimento e ascensão profissional, conciliando as diferentes expectativas de carreira das pessoas com as necessidades da sua empresa.

Um plano de carreira bem definido mantém seus colaboradores motivados e alinhados aos objetivos empresariais, uma vez que eles sabem que podem crescer com a sua organização. A Intelectus, junto com a sua empresa, estrutura um Programa de Gestão da Carreira sob medida, alinhado com a cultura e realidade organizacionais, garantindo maior produtividade, comprometimento e retenção de talentos.

O que é a Gestão da Carreira?

O Plano de Carreira é um instrumento gerencial que visa estabelecer trajetórias de carreira, assegurando que os colaboradores tenham perspectivas de desenvolvimento e de ascensão profissional, conciliando as diferentes expectativas de carreira das pessoas com as necessidades organizacionais.


Por que a Gestão da Carreira é importante?

Uma empresa que tem um plano de carreira bem definido mantém seus colaboradores motivados e alinhados aos objetivos empresariais, uma vez os colaboradores sabem que podem crescer dentro da empresa. Investindo no desenvolvimento dos potenciais profissionais, a organização terá, em troca, comprometimento do indivíduo e maior produtividade. O plano de carreira irá colaborar para a valorização dos profissionais da organização, concebendo-os como seres pensantes e possuidores de talentos, de conhecimentos, de capacidades, de anseios e de necessidades diversas, de tal forma a serem capazes de contribuir, e muito, para que a empresa faça a diferença no mercado.


Situações que demandam Gestão da Carreira

  • Falta de perspectiva profissional dos funcionários;
  • Sinalizar para os colaboradores as diversas possibilidades de crescimento profissional;
  • Sistematizar as possibilidades de crescimento organizacional.

Como funciona a Gestão da Carreira?

A empresa deverá implementar o plano de carreira alinhado à elaboração de um plano de cargos e salários. Para elaborar um plano de carreira, é preciso iniciar com um diagnóstico das reais necessidades da empresa, atentar quanto à estrutura, à política salarial a ser a adotada, aos salários, aos cargos, aos perfis dos profissionais, coerentes com os cargos, às metas, às capacidades e às competências, visando sempre atender aos objetivos e às expectativas da organização e dos profissionais que a compõem. É preciso que fiquem bem claras as progressões, tanto em âmbito vertical como horizontal, e que sejam definidos como e quando o profissional alcançará o crescimento, oferecendo igualdade de oportunidade a quem é de direito, valorizando assim cada colaborador e evitando desta forma um descontentamento, o que poderia gerar futuros dissabores.


Resultados Esperados

  • Intensificar o relacionamento da empresa para com o colaborador;
  • Funcionários atuando de forma mais motivada;
  • Facilitar a tomada de decisões, tornando mais eficiente a seleção interna de pessoal;
  • Auxiliar o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas e da organização, de forma global;
  • Funcionar como alicerce para as demais atividades pertinentes à gestão de pessoas (Recrutamento e Seleção, Avaliação de Desempenho, Treinamento e Desenvolvimento), otimizando custos e prazos desses processos;
  • Assegurar o dinamismo e a transparência: para quem está seguindo as exigências de um dado plano de carreira, conhecer os requisitos, expostos de forma transparente, estimula a a realização de ações para se alcançar o crescimento desejado;
  • Reter talentos: as pessoas se sentem motivadas a prosseguir na própria organização, gerando uma diminuição da rotatividade de pessoal.

Fluxograma do Processo

  • Elaborar/Revisar o Plano de Cargos e Salários;
  • Diagnóstico das necessidades;
  • Elaborar o Plano de Carreira;
  • Promover possíveis ascensões verticais e horizontais.