O processo de gestão da cultura e do clima consiste no planejamento e execução de políticas, processos e práticas visando criar um clima favorável ao alto desempenho dos colaboradores e da organização, bem como consolidar valores organizacionais para que eles sejam vividos pelos trabalhadores e/ou alterar crenças que não trazem resultados satisfatórios para a organização.
A gestão da cultura e do clima é um tipo de atividade que deve ser adaptada e criada a partir das especificidades da organização, uma vez que cada empresa possui uma forma própria de pensar e agir. Além disso, existem situações que demandam esse tipo de atividade, tais como: Implantação de programas de qualidade, dificuldade dos funcionários em lidar com o “novo”, reestruturação organizacional, absenteísmo, alta rotatividade de funcionários, falta de funcionários comprometidos e indiferença em relação a empresa.
Consiste no planejamento e execução de políticas, processos e práticas visando criar uma cultura e um clima favorável ao alto desempenho dos funcionários e da organização, bem como consolidar valores organizacionais para que eles sejam vividos pelos trabalhadores e/ou alterar crenças que não trazem resultados satisfatórios para a organização.
Para se realizar a gestão da cultura e do clima é necessário primeiro mensurar o clima organizacional, o que é feito por meio de uma pesquisa de clima organizacional. A partir dos pontos fortes e fracos revelados pela pesquisa são feitos planos de ação para tornar o clima mais satisfatório ao desempenho organizacional. Além disso, com alterações na cultura organizacional comportamentos e tradições enraizadas na organização que não contribuem para o atingimento dos resultados organizacionais podem ser minimizados ou até mesmo eliminados.
A gestão da cultura e do clima é um trabalho contínuo, uma vez que clima e cultura estão sendo constantemente afetados por modificações que ocorrem tanto no ambiente interno quanto externo da organização. No entanto, a decisão de iniciar um projeto de gestão da cultura e do clima faz com que a organização aumente a consciência a respeito das suas formas de pensar, o que propicia uma maior clareza na tomada de decisões.
A gestão da cultura e do clima é um tipo de atividade que deve ser adaptado e criado a partir das especificidades da organização, uma vez que cada empresa possui uma forma própria de pensar e agir. No entanto, algumas etapas são necessárias para se realizar essa consultoria, são elas:
2019 Intelectus | by | MoonBase.Digital. All rights reserved.