Serviços

Diagnóstico Organizacional

O Diagnóstico Organizacional é um “retrato” da empresa que norteia o processo de tomada de decisões assertivas, a partir de uma visão ampla da empresa. Possibilita identificar oportunidades de melhoria, estabelecer prioridades, direcionar planos de ação e metas para o alinhamento das práticas de gestão de pessoas com a cultura e a estratégia da empresa.

A Intelectus realiza o Diagnóstico Organizacional através do levantamento e análise do estágio atual da sua empresa, diagnosticando potencialidades e dificuldades na gestão das estratégias organizacionais e seu alinhamento com as práticas de gestão de pessoas. A nossa metodologia de análise é baseada nos critérios da Fundação Nacional da Qualidade e Balanced Scorecard (BSC).

O que é Diagnóstico Organizacional?

Levantamento e análise do estágio atual da empresa; diagnosticando potencialidades e dificuldades na gestão das estratégias organizacionais e seu alinhamento com as práticas de gestão de pessoas. O diagnóstico organizacional está baseada nos critérios da fundação nacional da qualidade e no Balanced Scorecard. Existem dois modelos de diagnóstico: (1) Diagnóstico resumido  focado na área de gestão de pessoas. Abrange os critérios de Liderança, Estratégias e Planos e Pessoas e os indicadores da perspectiva Aprendizado e Crescimento. (2) Diagnóstico Completo, abrange os setes critérios da qualidade e as quatro perspectivas do BSC. Importante: O diagnóstico avalia tanto as práticas de gestão quanto o desempenho organizacional.


Por que o Diagnóstico Organizacional é importante?

Orienta o processo de tomada de decisões assertiva, a partir de uma visão ampla da empresa. Possibilita identificar oportunidades de melhoria, estabelecer prioridades, direcionar Planos de Ação e Metas para o alinhamento das práticas de gestão de pessoas com a cultura e a estratégia da empresa.  Além disso, a ferramenta possibilita uma visão clara e abrangente da situação atual da empresa em diversas areas e como elas se relacionam com a gestão de pessoas. O Diagnóstico Organizacional resumido é entregue em anexo ao relatório de qualquer consultoria realizada. Na consultoria externa O diagnostico agrega valor a consultoria e pretende ser visto pelo cliente como um dieferencial, possibilitando assim, a realização de uma nova consultoria para o cliente a partir da avaliação da situação atual da organização. Na consultoria interna possibilita orientar de forma mais precisa a atuação do consultor nas suas atividades.


Situações que demandam Diagnóstico Organizacional

  • Construção e disseminação de uma cultura estratégica;
  • Estruturação de práticas diferenciadas de gestão que alavanquem os resultados através das pessoas;  
  • Processos de mudança na cultura organizacional que demandam maior engajamento  da equipe;
  • Desenho ou redesenho de políticas na área de gestão de pessoas;
  • Retenção de colaboradores com alto potencial e desempenho;
  • Implantação de Indicadores de Desempenho;
  • Ampla visão da organização e do setor de gestão de pessoas;
  • Identificar e mapear problemas;
  • Clima organizacional insatisfatório;
  • Problemas com motivação dos colaboradores;
  • Dificuldades no alinhamento das estratégias organizacionais;
  • Dificuldades de comunicação;
  • Problemas com motivação dos colaboradores.

Como funciona?

Abordagem inicial com os dirigentes da organização para entendimento da cultura, valores e atividades estratégicas (fase de planejamento)

  • Entrevistas dirigidas com os gestores das áreas estratégicas (fase de planejamento)
  • Entrevistas dirigidas com representantes das áreas operacionais (fase de planejamento)
  • Avaliação das práticas atuais e indicadores de desempenho de gestão de pessoas
  • Dinâmicas de Grupo focadas em atividades reais vividas na empresa
  • Acompanhamento das atividades no próprio local onde são desenvolvidas
  • Elaboração e apresentação à contratante de Relatório de Diagnóstico (personalizado e confidencial).

Resultados Esperados

Um diagnóstico que retrate de forma transparente a realidade atual da gestão de pessoas na organização, e possibilite a construção conjunta de um modelo estratégico de gestão  no curto, médio e longo prazos.

Oportunidades de aumento de produtividade e melhorias no processo de gestão.


Fluxograma do Processo

  • Abordagem Inicial – Conhecimento da empresa;
  • Elaboração do Instrumento de Pesquisa;
  • Validação do Instrumento de Pesquisa junto à Direção da empresa;
  • Revisão e finalização do Instrumento de Pesquisa;
  • Aplicação do questionário;
  • Dinâmica de Grupo e acompanhamentos no local de trabalho;
  • Compilação e análise dos resultados;
  • Elaboração do Relatório;
  • Apresentação e análise do Diagnóstico para os Gestores da empresa;