04

abr

2013

O que você quer saber sobre Processos de Seleção? Postado por Intelectus

Entrevista para o Diário de Santa Maria (Clique para ampliar)

A consultora da Intelectus, Ariádini de Andrade, conversou com o Diário de Santa Maria sobre alguns pontos importantes do processo para quem está buscando um emprego.

Entrevista para o Diário de Santa Maria

- Quais são os fatores mais levados em conta na hora do processo seletivo?

Sempre que realizo um processo seletivo, seleciono candidatos que possuam currículos que atendam as exigências do cargo, no que diz respeito principalmente à formação, qualificação e experiências profissionais. Em uma seleção por competências, no decorrer do processo seletivo vai ser fundamental que o candidato apresente as competências exigidas para o cargo, ou seja, o perfil do candidato deve corresponder ao perfil exigido para a vaga e a empresa. O candidato deve apresentar os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para assumir determinada vaga, sendo assim, na hora do processo seletivo o principal diferencial de um candidato para outro, uma vez que, no geral, avaliamos candidatos muito bem qualificados, é o perfil comportamental.

 

- Qual é a maneira ideal para um candidato se comportar?

Parte-se do entendimento de que não há um comportamento ideal, mas sim que o candidato possa se comportar como ele realmente é. A cada vaga em aberto, consideramos certo perfil comportamental exigido pela empresa, o ambiente e os profissionais com as quais o candidato selecionado irá trabalhar. Soma-se nesse processo, o perfil do candidato. Existem vagas, empresas e pessoas diferentes. Quem seleciona considera a combinação desses perfis comportamentais a fim de poder minimizar a rotatividade nos cargos, garantir a efetividade no processo de seleção e melhorar resultados para a empresa.

 

- Existem técnicas possíveis para atenuar a ansiedade no momento de uma entrevista?

É interessante que o candidato possa ir para o processo de seleção o mais descansado possível para que possa focar nas atividades a serem realizadas. Aproximar-se de pessoas e/ou situações que o acalmem antes do processo pode auxiliar o candidato. Além disso, utilizar de técnicas como respiração diafragmática pode ajudar o candidato a diminuir a tensão e o estresse próprios do momento de avaliação e reestabelecer a atenção e o equilíbrio.

 

- Quais são os perfis básicos de profissionais que os empregadores procuram atualmente?

Cada vaga de emprego contém requisitos técnicos e perfis comportamentais diferentes o que implicam em ter demandas por profissionais distintos. Conforme minha experiência, ainda assim, é possível falar em alguns pontos em comum em meio a essas exigências que diferem conforme cada vaga. Os empregadores buscam para suas empresas o que entendemos por “colaborador”, ou seja, profissionais que façam a diferença no dia-a-dia de trabalho, que trabalhem na coletividade e que contribuam com ideias que levem a melhorias e a produção de resultados efetivos.

 

- O que um candidato deve fazer para ser visto como um diferencial diante dos seus concorrentes?

É importante que o candidato busque se qualificar e tenha experiência nas áreas do seu interesse, que invista na sua formação, que atente para a vaga e que busque informações sobre ela, a fim de confirmar seu interesse. No entanto, experiência e qualificação não garantem a vaga. É importante que o candidato sinta-se confortável no processo de avaliação comportamental para expressar suas opiniões, trabalhar em diferentes grupos e trazer as informações contidas no currículo. Todos os profissionais possuem competências de destaque e pontos a serem melhorados, os candidatos que no decorrer do processo seletivo conseguirem mostrar e potencializar suas competências de destaque, tendem a se diferenciar dos demais.

 

- A imagem (vestuário, gestos) também é analisada em um processo de seleção?

A forma como nos vestimos e nos comportamos refletem o que somos e emite nossa imagem perante a sociedade. Nossa imagem também faz parte do nosso perfil e, portanto, integra o processo de avaliação do candidato. Isso não quer dizer que ela é decisiva. Depende da vaga, dos requisitos e do perfil que se está considerando. Mais do que a imagem, a postura do candidato que é de fato analisada e influencia na tomada de decisão de quem está selecionando.

 

Uma resposta para “O que você quer saber sobre Processos de Seleção?”

  1. Ivanez disse:

    Estou bastante entusiasmada em estudar gestão de pessoas,pois pretendo futuramente engressar nessa área.Estou viajando em outra dimeção e é maravilhoso.

Deixe uma resposta

Voltar ao topo