A importância da Pesquisa de Clima Organizacional Postado por Intelectus

Pesquisa de Clima Organizacional - 08.05.17 (Clique para ampliar)

No post anterior, falamos sobre a importância da Avaliação de desempenho nas organizações; através dela podemos avaliar o desenvolvimento de cada colaborador; concluir se está pronto ou não para uma promoção, quais pontos ainda precisa desenvolver, analisar seu processo de crescimento (ou não) dentro da empresa. Como resultado desta avaliação, temos colaboradores motivados, sentindo-se reconhecidos, realizando seu trabalho de forma prazerosa, com qualidade, com economia de tempo e recursos financeiros, gerando uma maior produtividade e inovação.

O crescimento e o reconhecimento profissional são elementos importantes para a satisfação do colaborador. Além disso, o ambiente de trabalho, as relações interpessoais, a comunicação e troca entre colaboradores e seus superiores também são relevantes quando buscamos bons resultados e maior produtividade. Lembre-se: pessoas felizes = maior rentabilidade e produtividade.

Para isso, contamos com o uso de uma ferramenta que nos possibilita avaliar como está o ambiente interno das organizações: a Pesquisa de Clima Organizacional. A Pesquisa de Clima tem o objetivo de mapear ou retratar os diversos fatores que interferem na satisfação/insatisfação e comprometimento do trabalhador em relação à organização. Assim como na Avaliação de Desempenho, essas análises contribuem para o desenvolvimento de estratégias e ações que visam a potencialização das pessoas e a máxima produtividade e qualidade nos serviços prestados.

Ao planejar a Pesquisa de Clima, a equipe da Intelectus primeiramente, pensa, juntamente com os gestores, qual será a forma de aplicação do questionário (escrito ou através de site); quais estratégias serão usadas para que se tenha uma boa adesão dos colaboradores; como será feita a divulgação da pesquisa; quais serão os prazos para responderem; cria-se o layout, e por fim, cria-se o questionário. Não existe um questionário padrão de pesquisa de clima organizacional, para cada empresa o questionário é adaptado à sua realidade, linguagem e cultura.

É importante ressaltar que é mantido sigilo em relação às respostas, a fim de preservar os colaboradores e possibilitar que suas respostas sejam sinceras e verdadeiras; para obter bons resultados é preciso confiança no processo e uma boa comunicação. Finalizado o prazo para responderem a Pesquisa de Clima, iniciamos a etapa de tabulação dos dados; interpretação e análise estatística dos dados coletados; elaboração do relatório final; e o plano de ação para a melhoria do clima organizacional.

Todas estas etapas são realizadas com muito cuidado e atenção, é imprescindível que os dados sejam fiéis ás respostas; o relatório é feito, minunciosamente, a partir da análise de cada tema abordado no questionário; nele, constam quais os pontos positivos e negativos da empresa segundo a visão dos colaboradores. Esses dados permitem a elaboração de um plano de ação, que também levará em consideração a particularidade de cada empresa, sugerindo estratégias e ações que visem proporcionar maior satisfação e bem estar aos colaboradores e gestores.

São inúmeros os resultados que a Pesquisa de Clima Organizacional pode provocar, dentre eles podemos citar: o alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa, a integração dos diversos processos e áreas funcionais, otimizar a comunicação, diminuir o absenteísmo, Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento, melhorar o trabalho em equipe, diminuir o turnover, valorizar o trabalho das pessoas, aumentar a participação dos colaboradores, propiciar clima inovador, criar um ambiente de trabalho seguro, elevar o índice de motivação dos colaboradores, valorizar a empresa, gerar valor.

O objetivo é, através da Pesquisa de Clima, transformar o ambiente de trabalho de forma que os objetivos sejam atingidos com pessoas que dão o melhor de si e que trabalham em equipe num ambiente de confiança.

Ficou curioso para saber o que seus colaboradores estão pensando e sentindo? Gostaria de atingir estes objetivos e potencializar o crescimento da sua empresa?

Entre em contato conosco! Temos uma equipe qualificada e pronta pra te auxiliar!

Vanessa C. Balim – Consultora Intelectus

Deixe uma resposta

Voltar ao topo